quarta-feira, 17 de julho de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Filtro Solar

Oi, gentE!

Hoje, na coluna que mais cuida da nossa beleza, vamos falar de filtro solar.

Filtro solar? No inverno? Sim! Precisamos e devemos usar filtro no inverno sempre!


No inverno, os raios UVB continuam penetrando na pele. São estes os responsáveis pelo envelhecimento prematuro, pelas manchas e pequenas linhas na pele e até mesmo pela perda de elasticidade.

Antes, vamos falar um pouquinho sobre esses raios solares:

- raios UVA: é a radiação  presente durante todos os dias do ano e atingem a pele praticamente da mesma forma, no inverno ou no verão. Penetram profundamente na pele e são  responsáveis pelo envelhecimento da pele e da aparência.Também podem ser responsáveis pelo surgimento do câncer de pele.

- raios UVB : penetram superficialmente na pele, mas causam as queimaduras solares.Têm maior incidência no verão e contribuem para as alterações celulares que causam maior predisposição ao câncer de pele.


Então, como evitar que esses raios nos causem danos? Uma das formas é usando o filtro solar que, além de proteger, pode hidratar a nossa pele. Hoje em dia, já existem inclusive cremes  hidratantes com filtro solar e com vários FPS, sigla que significa fator de proteção solar.

Cada pele tem um FPS específico: quanto mais clara, maior deve ser o fator de proteção, já que é maior a predisposição às queimaduras solares. Veja abaixo:
- pele negra: entre 6 e 15.
- pele morena escura: entre 20 e 25.
- pele morena clara: entre 25 e 30.
- pele branca: acima de 30.


Devemos ter alguns cuidados na compra do filtro solar, já que eles não são todos iguais como imaginamos. Fique sempre atenta a algumas características na hora de escolher, como se protegem contra os raios UVA + UVB, se são resistentes a água e se é o produto ideal para o seu tipo de pele.

Tipos de filtro:
- filtro solar para o rosto: a pele do rosto é mais delicada e sensível que do restante do corpo. Por isso, foram criados filtros específicos, para essa área do corpo.


- filtro solar em gel ou oil free : ideal para quem tem pele oleosa. Algumas pessoas, devido à oleosidade da pele, ficam com espinhas após o uso do filtro em creme. Por essa razão, a indústria cosmética criou a versão em gel, reduzindo consideravelmente esse problema.

- filtro solar em creme (loção) : o mais comum e fácil de encontrar. Ideal para quem tem a pele mais ressecada. Com alto poder de hidratação, traz dois benefícios ao mesmo tempo: protege e hidrata. Possui versões enriquecidas com vitaminas.

- filtro solar spray: de fácil aplicação, é ideal para ser levado na bolsa. Também é muito usado por homens, já que geralmente eles não têm paciência de ficar passando o creme, porém a aplicação deve ser feita com mais frequência (a cada duas horas), devido à durabilidade da camada na pele.

- filtro solar infantil: as crianças podem e devem usar filtro solar também. Hoje, já se encontram versões coloridas, com ou sem cheirinho (para os alérgicos), tudo feito especialmente para o público infantil.


- bloqueador solar : é uma versão mais poderosa do filtro solar. Muito usado em locais onde foram feitas cirurgias ou em pessoas com a pele muito clara.

No inverno, o filtro deve ser aplicado pelo menos duas vezes ao dia. No verão, devido ao suor e uso de piscina ou praia, a aplicação deve ser em intervalo menor.

Meninos, por favor, usem também, principalmente os calvos. A cabeça merece cuidado e proteção. Também não devemos nos esquecer do pescoço, colo e braços, inclusive cotovelos, que costumam escurecer e são geralmente esquecidos por nós.

GentE, é apenas uma questão de hábito e esse hábito, deve ser passado de pai para filho. Assim como você ensina seu filho a escovar os dentes e pentear os cabelos, seria interessante ensiná-lo a usar o filtro solar. Estudos comprovam que o uso do filtro solar desde a infância, reduz em até 70% o risco de câncer de pele. Com certeza, ele agradecerá no futuro.


Mulheres que usam filtro solar diariamente, geralmente aparentam idade muito inferior à que consta na certidão de nascimento. Quer razão melhor para começar o uso hoje mesmo?

Como diria Pedro Bial na mensagem intitulada “Filtro Solar”: "Mas no filtro solar, acredite!"

Um lindo dia a todos nós, daí.

Fabby

Nenhum comentário:

Postar um comentário