sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cozinha de Sal - Arroz de Forno Madrinha Nilza

Correria danada durante a semana e mais atividades ainda no final-de-semana. Saldo pessoal: bateria totalmente descarregada. Daí, você pensa: preciso de uma receita bem coringa, que seja gostosa, prática, fácil de fazer e que agrade a todos. Se é isso que você está procurando, nós temos uma ótima sugestão! Que tal fazer arroz de forno?


O arroz de forno cai bem em qualquer dia da semana e é muito saboroso. Tem carinha de almoço de domingo, acompanhado daquele frango assado, mas agrada a gregos e troianos e fica bem em qualquer ocasião.

É claro que a receita é mais uma das minhas criações, já que eu sou apaixonado pela culinária e gosto muito de criar e misturar cheiros, sabores e sensações. Vamos à receita?

Ingredientes:
- 250 g de queijo muçarela fatiados
- 250 g de peito de peru defumado fatiados
- 1 peito de frango cozido e desfiado
- 1 sachê de molho de tomate pronto
- 2 xícaras de arroz prontas
- 1 lata de ervilha
- salsinha a gosto
- queijo ralado a gosto
- 1 envelope de tempero em pó sabor frango (não usar o de galinha)
- Tempero Flex a gosto para o molho
- 2 colheres (sopa) de óleo


Modo de fazer:
Cozinhe o peito de frango durante 15 minutos, usando somente água. Escorra e desfie. Acrescente o tempero em pó. Reserve.



Faça o molho de tomate refogando o Tempero Flex e acrescentando o peito de frango desfiado. Adicione o sachê de molho e a mesma quantia do sachê, de água. Deixe cozinhar até o molho encorpar.


Sequência de montagem:
Em um refratário, forre o fundo com o molho de frango (o suficiente para "molhar" o fundo do refratário). Segunda camada: arroz. Terceira camada: peito de peru defumado. Quarta camada: ervilhas. Quinta camada: queijo muçarela. Sexta camada: quantidade generosa de molho de frango. Após, repetir a sequência exatamente como descrita.



Encerre com uma camada de molho, arroz, muçarela e espalhe o queijo ralado. Leve para assar. Tempo aproximado: 20 minutos em forno médio.


Há um detalhe muito importante a ser observado: a acomodação das bordas. Deve-se deixar as laterais sempre mais baixas, fazendo média compressão com o auxílio de uma colher. Se isto não for feito, você não conseguirá fazer as camadas corretamente.


A receita permite algumas substituições do queijo muçarela e do peito de peru defumado. As sugestões para substituição são queijo prato, provolone, presunto magro e presunto de peru.

Sinceramente, fica delicioso! Se eu fosse você, correria para a cozinha e faria sem demora para a sua próxima refeição! Tem uma pessoa muito especial para nós que adora quando eu faço este prato: a nossa madrinha Nilza! Por isso, em homenagem à ela, batizamos a receita com seu nome.

Bom apetite!

Abraços,

JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário