quarta-feira, 4 de setembro de 2013

De Malas Prontas - Estância Balneária de Bertioga, SP

Eu gosto de praias, mas praia sem muita gente, mais sossegada, onde eu possa ouvir o barulho do mar, sentir a brisa, sem correr o risco de levar uma bolada, ouvir pancadão no último volume ou coisa parecida.


Em Bertioga, posso encontrar praias assim.  A praia da Enseada, que fica no centro, apesar de badalada, não chega a ter aquelas muvucas. E até em época de festas, as praias mais afastadas não lotam. Gosto da praia de Itaguaré, cortada pelo rio de mesmo nome.



Além das praias ao pé da serra, há vários lugares com trilhas e cachoeiras que também merecem uma visita.



Bertioga fica entre os litorais sul e norte do Estado de São Paulo. Próxima à cidade de Santos, da qual já foi distrito até 19 de maio de 1991, Bertioga é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias por cumprirem certos pré-requisitos definidos por Lei Estadual. O nome da cidade deriva de “piratyoca” que, em tupi antigo, significa “casa do peixe branco”. Outros já dizem que Bertioga vem do termo tupi “buriquioca”, que significa “casa do muriqui”, uma espécie de macaco.



Um mercenário alemão, Hans Staden, a serviço do rei de Portugal, ficou responsável pelo forte em 1552. Foi capturado pelos índios tupinambás e depois libertado pelos franceses aliados a estes índios. Ao voltar à Alemanha, Hans Staden escreveu um livro sobre suas aventuras no Novo Mundo, onde constam relatos de sua estadia pela região. Este mesmo livro serviu de base para o filme Hans Staden, de 1999. Desta cidade também partiu Estácio de Sá, em 1565, para fundar a cidade do Rio de Janeiro.



Passeios de escuna, visitas ao forte e à tribos indígenas são algumas das atrações que o turismo oferece, além das atrações sazonais como a Festa da Tainha e a Festa do Camarão na Moranga, que acontecem há mais de vinte anos. O canal, com seus barcos, se torna um espetáculo ao pôr do sol. É também um lugar perfeito para a prática de esportes náuticos como canoagem, surf e mergulho.



A cidade possui vários hotéis e pousadas e também uma ótima infraestrutura para ecoturismo, turismo segmentado para fotografia e turismo em geral. Fácil acesso às cidades de Santos, Guarujá e São Sebastião. Quem gosta de praias mas não quer ficar muito isolado mas também não quer muita badalação eu recomendo este lugar.



Mais informações: Bertioga SP

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário