segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Truques e Tralhas - Dicas Bacanas I

A cozinha é um reino encantado, onde podemos nos divertir à beça, combinando sabores, testando receitas e variando o cardápio, mas... Nem tudo são flores. Muitas vezes, precisamos recorrer aos truques e às tralhas para não deixar a coisa desandar. Portanto, aí vai uma ajudinha para os nossos leitores!


  • Como cortar o tomate em cubinhos perfeitos. 

Corte-o pela metade, retire as sementes e, com o dedo, aperte-o contra a tábua até deixá-lo plano. Agora, é só cortar os cubinhos no tamanho desejado e por igual.



  • Substituir a maionese ou creme de leite pelo iogurte. 

Você pode deixar pratos que levam maionese ou creme de leite em sua composição pelo iogurte. Além de ser bem saboroso, diminuirá a quantidade de calorias, sem perder a cremosidade.


  • Como impedir o molho branco de empelotar.
O molho branco é danado para ficar empelotado. Se isso acontecer, é só levá-lo ao liquidificador.


  • Claras em neve no ponto exato.

Quando bater as claras em neve, pegue um garfo e coloque em pé. Se o biquinho ficar caído, ainda não está bom. O ponto exato de claras firmes é quando ficam em pé.


  • Peito de frango marinado na medida.

Marinar o filé de peito de frango é uma boa pedida, pois deixa-o mais saboroso ainda. Para marinar certinho, você deve sempre misturar uma gordura e um ácido. Exemplos: suco de laranja ou limão, vinho ou vinagre, são os ácidos; azeite, leite de coco, óleo de milho ou canola e pasta de amendoim são as gorduras. A mistura mais comum e mais básica é o suco de laranja com o azeite.




  • Transformar a calda de açúcar em calda de caramelo. 

Quer variar um pouquinho a calda que você sempre usa para os doces? Experimente a calda de caramelo, que acompanha bem bolos, frutas e sorvetes!
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de água
- 200 g de creme de leite de caixinha
Modo de preparo:
Numa panela, junte o açúcar e a água, misturando até dissolver por completo. Não deixe o açúcar grudar nas laterais da panela. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos. Quando ficar com a coloração âmbar, desligue o fogo e junte o creme de leite.


  • Pão-de-ló ainda mais saboroso.

Derrame um pouquinho de leite morno na massa do pão-de-ló ainda quente. Ficará mais fofinho e úmido por mais tempo!


  • Água aromatizada.

Quer fugir do refrigerante mas manter a refrescância? Abuse da água aromatizada! Em um jarro de água, experimente a combinação de rodelas de laranja, hortelã e canela ou rodelas de dois tipos de limão, alecrim e hortelã, ou ainda fatias de carambola, morango e gotas de limão. Delícias!



Guarde as dicas. São verdadeiros curingas na cozinha!

Abraços,

Lara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário